6 coisas que nenhuma cacheada aguenta mais ouvir!

Quem tem cabelos cacheados, assim como eu, sabe bem como é difícil ser uma “cacheada assumida”. Isso mesmo, assumir os cachos e renegar chapinhas, alisamentos e qualquer tipo de química para alisar os fios é um ato de resistência e muita autoestima.

E quando você decide se amar e soltar os cabelos enxerga um monte de novas possibilidades, cortes e penteados incríveis (que irei falar em breve aqui no blog). Mas também tem que lidar com algumas séries de perguntas e comentários inconvenientes, bobos e até mesmo racistas.

Então eu convidei duas amigas aqui do Guiato (lindas e cacheadas), a Ingrid do Rio e a Nayara Silva, e elas me ajudaram a listar 6 coisas que nenhuma cacheada aguenta mais ouvir. Se você é uma cacheada vai se identificar e se você não é presta atenção para não cometer essa gafe com ninguém.

 

1 – “Seu cabelo molha?”

“É a prova d’água?”, “Dá pra lavar?”, são só algumas amostras de perguntas que são extremamente ofensivas e que não tem nenhuma graça! Se você pergunta isso apenas para “descontrair” ou tentar ser “engraçado”, apenas pare. Essas perguntas são completamente pejorativas e inferiorizam o cabelo crespo como um cabelo sujo.

2 – “Posso pegar no seu cabelo?”

Não.

Não seja inconveniente! Quando você arruma o seu cabelo, faz um penteado, amarra, passa gel, prende ou faz qualquer coisa do tipo, você não quer ninguém tocando no seu cabelo e bagunçando, certo? A gente também não quer. A Nayara sabe bem como é passar por isso:

“Quando eu era aprendiz, em uma outra empresa, me sentava de costas para a entrada principal do escritório. Todos que chegavam pegavam no meu cabelo e falava, nossa que diferente! Além de bagunçar o meu cabelo era extremamente inconveniente e invasivo.”


Nayara Silva, linda e com os cachos assumidos!

3 – “Você guarda coisas dentro do seu cabelo?”
Huuum, deixa eu ver aqui…to procurando, mas ainda não encontrei o seu bom-senso, a sua graça e muito menos a sua educação! Aproveite e guarde a língua dentro da boca para não passar por ridículo!


4 – “Nossa, que cabelo diferente parece uma samambaia”

“Cabelo de Bombril”, “cabelo de miojo” e afins.
Essas comparações esdrúxulas e ofensivas não são simpáticas!


5 – “Mas você vai com o seu cabelo assim?”

Quando um evento é muito sério ou a trabalho e alguém acha que o seu cabelo não é “formal” o suficiente só penso em dois motivos: inveja e preconceito. Esses dois batem nos nossos cachos e voltam!


6 – “Você é tão bonita, alta e magra, mas podia alisar esse cabelo, né?”

Não, não posso e não vou!

Quem foi que disse que o nosso cabelo é “ruim”? Quem foi que disse que o cabelo liso é mais bonito do que o crespo? A Ingrid deu a letra para quem fez essa pergunta a ela:

 “Vou continuar sendo bonita, alta e magra com o meu cabelo natural. E você?”

Ingrid do Rio desfilando o seu cabelo natural com muito orgulho.

O racismo enraizado na cultura da beleza alimentou por séculos o esterótipo de que o cabelo crespo é feio. Mas a cada dia que passa vemos mais mulheres, como nós, libertando seus cachos e ostentando com muito orgulho um cabelo livre e autoestima elevada.

E você já teve que ouvir alguma pergunta constrangedora ou racista? Conta pra mim o que você não aguenta mais ouvir por ter cabelos cacheados!

 

Colaboraram:

Ingrid do Rio, analista de conteúdo do Guiato

Nayara Silva, assistente de conteúdo do Guiato

Carol de Freitas

Carol de Freitas

Paulistana de origem afro-nordestina. Essa essência me acompanha em tudo o que eu faço, sou um pouco dessa selva de pedras, mas também sei ser o sertão. Ex-bailarina, ex-capoeirista e "ex-critora". Apaixonada por shows, música, café e pela poesia de Manoel de Barros. Meu coração bate forte ao ouvir Otto e Racionais Mcs.

More Posts

Follow Me:
Pinterest

Related Post

Comments

comments

46 Responses to “6 coisas que nenhuma cacheada aguenta mais ouvir!”

    • Lenna Almeida on

      flor, cacheado é crespo, só existem dois tipos de cabelo, o crespo e o liso, o nome cacheado surgiu do jeito brasileiro de falar, e fica melhor falar cachedas do que falar crespadas, não acha?

      Reply
  1. Regiane on

    Bom me perguntam se nunca tive vontade de alisar…Resposta: não! E alguns me chamam de cabelo de miojo e já fizeram a brincadeirinha de perguntar se escondo coisas…mas na verdade a maioria elogia meu cabelo e pagam pau hehehhe

    Reply
  2. Tamires on

    Ja me chamaram de bruxa várias vezes pelo volume (que eu amooo e não abro mão) e também ja me perguntaram como penteio, dããaa hahaha mas não me importo pq amo meus cachos ❤

    Reply
  3. Larissa on

    Sou a favor do natural sempre temos que nos amar como somos cabelos lisos, cacheados crespos enfim o cabelo da forma natural é tao lindo, gosto de ver as pessoas assumirem seus cacho apesar de eu não ter.
    Claro que é sempre bom mudar mas mude que seja um dia ou em uma festa, o importante é ser feliz da maneira mais natural possível!

    Reply
  4. Talita on

    Atualmente recebo muitos elogios em relação ao meu cabelo, mas quando resolvi assumir meu crespo eu sofri bastante.
    Já ouvi perguntas como: vc penteou o cabelo hoje? Porq vc nao alisa, fica mais bonito.
    Fora aqueles, que já colocam a mão no seu cabelo sem nem perguntar se pode.

    Reply
  5. Renata on

    Até de bruxa deram pra me chamar agora, libertei os cachos tem menos de um ano ainda e a luta contra o preconceito é grande e muito cansativa

    Reply
  6. fabíola on

    Parei de alizar e usar progressiva, e resolvi assumir meus cachos,aí sempre aparece um pra perguntar se eu to sem dinheiro por que parei de arrumar o cabelo,ou quando tem algum evento e mi pergunta se eu não vou dar um escovadinha,ou falso prefiro de cabelo escovado

    Reply
  7. izabela on

    ja disseram que meu cabelo da para guardar droga me identifiquei com a pergunta 3
    ja falaram pra mim fazer selagem,falaram que ia trazer de casa uma maquina de podar grama um monte de coisas incabíveis antes eu respondia com educação agora não se disserem que tenho que tenho que fazer selagem ou abaixar o volume ou disserem que tenho que enrolar mais o meu cabelo por ser do tipo 4 eu digo “não eu não tenho que fazer isso” . sempre que lavo meu cabelo eu faço hidratação,reconstrução,nutrição enfim eu realmente cuido do meu cabelo por isso não aceito que ninguém me deixe para baixo nem criança nem adulto nem jovem ninguém , ninguém.

    Reply
  8. Maely on

    Gente do céu, meu sonho é ter cabelo cacheado! É super lindo e passa um ar de poder…. Invejinha desses cabelos maravilhosos

    Reply
  9. Leticia Oliveira on

    Nunca tive verginhavdosbmeus cachos sempre desde de pequena gostei do meu cabelo que faz mais a minha personalidade, muitas pessoal me elogia acham lindo e essa questão de pegar eu também odeio ja ouvi de tudo desde a me comparar com personagens de desenhos a cabelo de fua, nissim, de nego, enrroladinho ai eu simplesmente pensso essa pessoa é tao deprimente tem tanta inveja que nem ligo.

    Reply
  10. Mônica Nascimento on

    Sou negra é não tenho cachos (só no verão na praia), já usei black (parecia homem, não gostei). Nada contra aos cachos,black, ou crespos ,me assumi com cabelos lisos alisados, sou feliz assim.
    Mas tb não gosto q coloquem a mão, nem que digam : “Ih vai chover e estragar seu cabelo!”
    Se chove cachea, senão fica liso msm!!
    Minha filha AMA cachos, e ela é feliz assim como eu!!
    #Ficadica

    Reply
    • Tati on

      Me achava mais bonita cacheada, mas agora to numa vibe dele liso, na boa, amo meu belo dos dois modos e fico p… da vida quando alguém pergunta: Por que vc alisa?
      Porque eu quero, oras!

      Reply
  11. Andréia on

    Ouvir…”seu cabelo tá igual da Medusa”… “Seu cabelo tá selvagem”… ” seu cabelo tá um sarara…” Acredito que quem falou não faz ideia de como isso ficou internalizado em mim…

    Reply
  12. sonia on

    Eu tenho 36 anos sempre tive os cabelos afros assumidos nunca fiz alisamento, meu Deus como era difícil na infância e adolescência hoje ainda enfrento preconceito de alguns que fingem gostar de cabelos afros. Nunca tive problemas com o meu cabelo os outros é quem tinham. Eu tenho personalidade por isio nunca alisei. :)

    Reply
  13. Noemi Pompeu on

    Uma vez um conhecido perguntou o que havia acontecido com o meu cabelo, pois usei progressiva por longo 5 anos e antes relaxava, prontamente respondi: Nada! Nasci assim. ;-)

    Reply
  14. milena on

    Meninas, tenho cabelo liso e sinceramente, o cabelo de vcs é maravilhoso, sempre q vejo uma menina de cabelos cacheados, crespos ou blacks eu acho divinos! Da um poder, um tchan… Nao troquem por cabelos lisos, sao mt mais bonitas assim!

    Reply
  15. Giovanna on

    Tem gente q se acha superior e n se ouve quanto perguntado ” VC n precisava penteá o cabelo né !!! “. , oiiiii q idiotice q comentário tosco e burro…. Só eu q fico furiosa com esses comentários inadequados e q n tem a menor graça….

    Reply
  16. Rafaela on

    Meu cabelo é liso, mas o da minha irmã é cacheado. Nossa é muito lindo. Lindo é pouco, o cabelo dela é mto
    P-E-R-F-E-I-T-O. Uma vez ela quase fez a besteira de querer alisar, mas ainda bem q ñ fez. Na época ela ñ sabia como cuidar dos cachos, e eram mto volumosos, mas agora q ela descobrir como deixa-los mais lindos ainda,sei q por onde ela passa deixa mtos com inveja de seus cachinhos. Incluindo eu kkkkkkkkk

    Reply
  17. Raphaela on

    Já ouvi varias vezes de familiares que me perguntam se eu já alimentei meu cabelo hoje, affs isso me mata, pois to voltando a usar cachos agora e ainda é difícil desacostumar dele liso. Só sabe quem passa pela transição como é difícil se aceitar como é, sendo que todos me dizem que sou mais bonita de cabelo liso. Mais to vencendo.

    Reply
  18. debora on

    é já fui vitima desse tipo de coisa, dia desses falei que a minha mãe se preocuparia com meu cabelo numa viagem, pois bem minha “amiga” responde com o cabelo feito o seu, eu não sairia de casa”, eu: como solto ?, ela responde, não de qualquer jeito “.
    isso me deixou com peito ardendo, doeu, apesar de sofrer uma pressão diária, e agora mesmo que vou me amar do Jeitinho que Deus me fez. sou o que sou e não nego minhas raízes para ninguém.

    Reply
  19. Amanda França on

    Eu sou professora, mas no momento só estou dando aulas de reforço. Quando dei aula pela primeira vez de cabelo solto, meus alunos adoraram, e qdo vou com ele assim, algumas alunas pegam nele e não me incomodo, uma vez que só eu de professora tem o cabelo cachecrespo, as outras tem cabelos ondulados, lisos ou alisados.

    Reply
  20. Midiã on

    Ja ouvi algumas dessas…
    Mas eu detesto mesmo é o comentário “que cabelo legal, tá na moda”, como se eu tivesse com o cabelo assim porque virou tendência assumir os cachos. Respondo na hora que meu cabelo sempre foi cacheado e nunca quiz outro cabelo. Ofende nossa identidade e originalidade. Aceitar-se como é, é libertador! E deixar o cabelo natural por que “ta na moda”, pra mim não é originalidade, pq se acabar, a pessoa entra em outra onda. Que seja natural, que seja leve, que seja genuíno <3

    Reply
  21. Gabriela Almeida on

    meu cabelo ta liso agora porque um dia eu fiz a burrice de seguir os padrões de beleza e fazer progressiva, mas me arrependo e quero e vou voltar aos meus lindos cachos! Gostei do post e quando eu tinha cabelo cacheado quando criança passava por várias dessas sutuacoes inconvenientes! Mas os cabelos cacheados são lindos diferentes e únicos!! Afinal em terra de chapinha quem tem cacho é rainha ❤️

    Reply
  22. Raquel Carvalho on

    Eu sou uma caheada assumida e sofro constatimente com esse tipos de perguntas. Mas tenho minha auto estima bem elevada e sei responder a altura esse tipo de pergunta. Hoje tem pessoas passam pegam e perguntam o que eu faço. Mas amo ser meu cabelo

    Reply
  23. Daxane on

    Gente.. Meu cabelo é super liso… E eu sou louca por cachos, eu sou cabeleireira, meu sonho é fazer uma permanente pra ficar com cachos lindos como os de vcs… Simplesmente amo cabelo cacheado.

    Reply
  24. Daiane on

    Eu amoooo meus cachos sempre os assumi mesmo kdo a moda era alisar eu permaneci firme e forte com meus cachos e assim sempre fui a cacheada assumida e kdo TDs estavam querendo voltar p seus cachos lá estava eu linda e bela divando com meus poderosos cachos e hj eu consigo diversificar nos penteados sem perder meus cachos, e ainda não sei como as pessoas não entendem que não se toca em um cabelo cacheado, será que vamos ter k usar placas dizendo não toque, e pior de tudo é a pergunta mais besta é aquela É de verdade?
    As pessoas olha nossa cor e acha k morena, negra não pode ter um cabelo bonito ou lindo k já imagina que é aplique, isso é td gente assumam seus cachos os liberte e será mtoooo feliz

    Reply
  25. Maria da Glória on

    Já sofri tanto preconceito na minha vida ,cada piada sem graça ,cada gastos horríveis porém mais hoje eu to ai sambando na cara daquelas pessoas que julgava tanto meus cachos

    Reply
    • Silvio rene on

      Bom eu nao sou mulher mas estou cansado ja de ouvir os seguintes comentários e sugestões ( seu cabelo deve prender no pente né, se ele ja é assim arumado imagine quando acorda, porque não raspa de uma vez ai não precisa perder tempo arumando, deve usar vidro de gel por dia pra mantelo bonito , ja esperimentou alisalo.

      Reply
  26. Carla Correia on

    Já ouvi tudo isso também e mais coisas do tipo ”vc é até bonita, mas só anda com o cabelo bangunçado ”…. Não, ele não está bangunçado.
    ”vc consegui pentear? ”
    ”seu cabelo é feio é cabelo de bucha ”…essa ouvi de colega de trabalho, cunhado e filha do cunhado de três anos de idade.

    Reply
  27. Mirella on

    Incrível como nossa sociedade ainda é esterotipada para fazer esse tipo de pergunta ! Nunca alisei os cabelos mas até professores já perguntaram se eu tinha “inveja” do cabelo do meu amigo só pq era liso. O que nos resta é isolar esse tipo de comentário ofensivo aos nossos cabelos e sermos felizes pelo que somos !

    Reply
  28. simone on

    Eu e minha filha temos nossos cabelos cacheados, a adoramos eles assim.
    Tem gente q fala pra mim q e uma judiação deixar o cabelo dela assim, mas acho q judiação seria tira dela toda a sua essência, procuro passar pra ela q não é só pq o cabelo dela e enrolado q ela e feia não, ensino que ela tem q se amar como ela é.
    E não vai ser o cabelo liso q vai lhe impor um caráter não…..
    Por isso mães, ensinem suas pequenas a amarem seus cachos!!!

    Reply

Deixe um comentário