Floresta Gesto Verde « Gesto Verde

O GESTO VERDE PLANTOU 500 ÁRVORES COM VOCÊ

Floresta Gesto Verde - Apucarana, Paraná

A parceria entre o Guiato e o Instituto Brasileiro de Florestas para o plantio das primeiras 500 árvores nativas deu origem a Floresta Gesto Verde, na cidade de Apucarana, no estado do Paraná.

Preservação dos solos

As árvores capturam o carbono lançado na atmosfera, operando assim como um mecanismo compensatório de emissões de CO2, o que contribui ao combate ao aquecimento global e ao melhoramento da qualidade do ar. As árvores favorecem também a conservação do solo através do controle da erosão, ao segurar a terra com suas raízes e bloquear a ação do vento.

Proteção da água

Além disso, a restauração da mata nativa ajuda a conservar os recursos hídricos, e a nascente do Rio Pirapó: ao controlar a erosão, evita-se também a contaminação de rios com resíduos orgânicos e químicos. Árvores absorvem a água da chuva, e servem como barreiras para prevenir enchentes. Ao mesmo tempo, suas raízes armazenam água no solo, o que favorece o equilíbrio da mata durante as secas.

Habitat para espécies nativas

A outra função das árvores é servir como moradia e fonte de alimento de várias especies, entre elas o lobo-guará, jacutinga, o veado catingueiro, o gato-maracajá, o papagaio-charão, papagaio-do-peito-roxo  e a ararajuba. Muitas delas estão na lista de extinção da fauna brasileira.

Benefícios para população local

Além de favorecer o equilíbrio do ambiental em Apucarana, o projeto Plante Árvore beneficiará a comunidade local através da geração de empregos, renda e conhecimento técnicos e científicos na área ambiental. Atividades que envolvem diretamente a população local incluem a extração das sementes, produção das mudas, elaboração do projeto técnico, plantio e manutenção das árvores.

Clique abaixo para plantar um árvore para o seu blog na Floresta Gesto Verde


Plantio de 500 árvores

O plantio tão esperado pelos 500 blogueiros e donos de sites participantes foi realizado!

O compromisso do Gesto Verde com o meio ambiente está selado através das mãos do IBF que cumpriu o papel da Campanha Gesto Verde com a sociedade, plantando 500 mudas de árvores nativas em Apucarana-PR. Mas espera aí, por quê iríamos parar agora que começamos a ver resultados, não é mesmo?

O plantio irá continuar e agora o desafio do Gesto Verde é conquistar 1000 sites a favor da campanha, portanto, você que já teve a sua árvore plantada não desanime, convide seus leitores a participarem dessa campanha que visa sociabilizar a causa ambiental no meio virtual.

Árvores da Floresta Gesto Verde

Araçá Amarelo - Psidium cattleianum

Araçá Amarelo - Psidium cattleianum

Cereja do Mato - Eugenia Involucrata

Cereja do Mato - Eugenia Involucrata

Gurucaia - Parapiptadenia rígida

Gurucaia - Parapiptadenia rígida

Ingá do Brego

Ingá do Brego

Mudas Nativas

Mudas Nativas

Ingá do Brego

Mutambo - Guazuma ulmifolia

Entorno Preservado

Entorno Preservado

Entorno Preservado 2

Entorno Preservado