Contexto « Gesto Verde

São Paulo produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia.

Essa quantidade de lixo daria para encher um estádio para 80.000 pessoas em 1 semana.

De acordo com o IBOPE, 52% dos brasileiros acreditam que a poluição da água é o maior problema ecológico no Brasil, seguido pelo desmatamento, apontado como a maior preocupação ambiental por 49% da população. Infelizmente essa preocupação nem sempre se traduz em ação. 71% dos brasileiros declaram estar interessados no meio-ambiente, e 86% afirmam que todos devem praticar a reciclagem. No entanto, apenas 26% brasileiros disseram que reciclam sempre ou com frequência. Além disso, folheto de publicidade são para muitos um peso ambiental desnecessário. Folhetos promocionais entregues nos centros comerciais, nas ruas, nos semáforos e nas caixas de correio são provavelmente uma das maiores causas da poluição desnecessária na vida quotidiana de muitas pessoas. Uma análise do impacto ambiental causado pela produção e pelo uso intensivo de papel mostra duas graves consequências ambientais:

  1. Perda da biodiversidade: Através do desmatamento de matas nativas da monocultura de pinus e eucapilto, e o elevado uso de resursos naturais (água e energia).
  2. Aumento da produção de lixo: Assim como outros resíduos sólidos, o papel é descartado inadequadamente nas ruas, em lixões e aterros sanitários.

Producao de papel e recursos naturais