Ação internacional « Gesto Verde

Ação internacional

O Guiato faz parte do Bonial International Group, dentro do qual empresas parceiras já lideram campanhas similares ao Gesto Verde. A campanha do Guiato faz parte de uma ação em rede junto aos países que compõe o Grupo Binial e, ao total, mais de 53.000 árvores já foram plantadas até hoje.

Mais informações podem ser encontradas nos sites a seguir.

Alemanha França Espanha
Rússia Estados Unidos

As campanhas citadas acima têm duas avenidas de atuação que conta com a participação direta da sociedade. Primeiro, os usuários do portal de compras locais podem pedir um adesivo para ser colocado nas suas caixas de correios, o que indica aos carteiros e agências de publicidade que eles não querem receber folhetos comerciais. Esse pequeno gesto reduz significativamente o consumo de papel para publicidade, diminuindo assim a quantidade de recursos naturais usados para a produção de papel.

A segunda maneira através da qual o público pode fazer a sua parte para a restauração ambiental é através da internet. Para cada site ou blog que colocam o selo “Meu blog é neutro em CO2″, uma árvore é plantada. Esse gesto serve não só para restaurar as matas através do plantio de árvores nativas, mas também para neutralizar a emissão de CO2 destas páginas web na atmosfera.

Um exemplo de como a combinação destas duas áreas de atuação resultam em ótimos resultados é a iniciativa alemã “Machs Grün”. Lançada em 2009, essa campanha conta com o apoio do público que, usando o adeviso na caixa de correio e o selo em blogs e sites, já contribuiu para a conservação de 53 mil árvores.

O objetivo da Gesto Verde é colaborar com essa ação internacional. Graças ao apoio do público brasileiro, já foram plantadas as primeiras 500 árvores nativas no Brasil. Agora, lançado em jogo um desafio maior ainda, a campanha visou plantar mais 1000 árvores em território nacional. Juntos, fizemos o nosso gesto para a preservação ambiental no Brasil.